Busca:

História da Cortiça

O QUE É CORTIÇA ?

A cortiça é um produto conhecido basicamente para uso como
rolha de garrafa.
Trata-se da casca de uma árvore com nome "SOBREIRO".
Essa matéria prima tem muitas utilidades, veja nossa tabela de produtos.

CORTIÇA

A cortiça é um produto leve, impermeável contra líquidos e gases, e com membrana flexível, a cortiça é o produto ideal para fabricação desde rolhas a salva vidas, de piso a juntas, roupas a porta copos, porta panelas, quadros de aviso. Não existe produto similar, seja natural ou artificial, com todas essas caracteristicas que são únicas da cortiça, leve, resistente a fricção, compressão, expansão, impermeavel, macio, não afunda, etc.

A árvore da cortiça cresce predominantemente em Portugal, Espanha e norte da África. Em Portugal encontra-se 50% do total da produção mundial, principalmente por causa do clima e do tipo de solo que mantém as árvores crescendo continuamente. Entretanto árvores de cortiça podem ser também encontradas em alguns países da Ásia.

Esta árvore tem uma casca que é única dentre todas as árvores do mundo. A casca da árvore é "descascada" do tronco e, novamente nasce uma outra casca no lugar. Assim, todas as árvores são uma fonte de matéria-prima.

A primeira casca é obtida quando a árvore atinge 25 anos de idade. A casca pode ser extraída de 9 em 9 anos, geração após geração e a árvore pode ter até 200 anos de vida. Uma árvore com 80 anos pode produzir até 200 kilos de cortiça quando extraída.

EXTRAÍNDO A CORTIÇA

Extrair a casca da árvore é um processo extremamente delicado e, caso não seja feito da forma apropriada, a consequência será uma diminuição do tempo de vida da árvore.

CARACTERÍSTICAS DA CORTIÇA

A cortiça tem cor clara e nunca afunda na água. Benefício para uso como colete salva vidas, bóias, anéis para rede de pescar, etc.
-Elasticidade: As células da membrana são flexíveis e assim a cortiça fica pressionada entre a parede da garrafa (o gás na célula de cortiça fica comprimido, reduzindo o volume) e, quando liberado, volta a forma original.
-Impermeável: Não apodrece quando submersa, o que faz da cortiça produto impermeável contra gases e líquidos.

-Baixa condutividade: A cortiça é muito usada como isolante térmico / acústico e anti vibrátil, esses elementos ficam acomodados nos pequenos compartimentos e separados uns dos outros.

COMO UM PRODUTO NATURAL SE TRANSFORMA NUMA ROLHA PARA VINHO?

A rolha de cortiça natural é usada como tampa de garrafa na indústria vinícula porque permite ao vinho "viver" e maturar dentro da garrafa. Rolhas de vinho são fabricadas a partir da casca da árvore. A casca é primeiramente lavada e esterilizada e posteriormente aplicado produtos químicos contra insetos. A rolha é extraída diretamente da casca da árvore e, após essa extração se obtém até 5 qualidades de rolha, pode-se imprimir o logotipo da vinícula ou o nome do vinho.
Após esses processos, a rolha é ensacada em sacos de polietileno e remetido aos fabricantes. As sobras dessa casca são reutilizadas para a fabricação de outros produtos como por exemplo a folha de cortiça. Não existem perdas, toda a matéria prima é usada de uma forma ou de outra.

FOLHAS DE CORTIÇA

A folha de cortiça e fabricada a partir da sobra da rolha. A casca é moída transformando-se em granulado de cortiça que, é misturado como cola, e é comprimido em uma forma, formando-se assim um bloco de cortiça que normalmente tem o tamanho de 90x60 cms. Esse bloco poderá ser laminado (cortado) em várias espessuras, de 0,79 mm a 250 mm.

 

Fábrica e Show Room: Av. Casa Grande, 198 – Jd. Casa Grande – Diadema, SP – BRASIL - CEP: 09961-350
Fone: (11) 4061-8080 - E-mail: cortiarte@cortiarte.com.br